Buscar

Resultados por:

Rechercher Busca avançada

Últimos assuntos
» Porque puxam os nossos cães?
Pastor alemão apreensivo com crianças EmptyDom 27 Maio 2018 - 5:59 por rsimoes

» Vim para o estrangeiro
Pastor alemão apreensivo com crianças EmptyQui 23 Abr 2015 - 15:27 por Marina Coelho

» O nosso cão corresponde às nossas expectativas?
Pastor alemão apreensivo com crianças EmptySab 12 Out 2013 - 13:00 por Inês Lima

» Atitude agressiva, ajuda!
Pastor alemão apreensivo com crianças EmptySex 27 Jul 2012 - 8:59 por floijdt

» O CÂO DE PASTOR ALEMÃO
Pastor alemão apreensivo com crianças EmptyQui 12 Abr 2012 - 14:38 por canil daktari

» Problemas de comportamento...
Pastor alemão apreensivo com crianças EmptyQui 22 Mar 2012 - 9:07 por Careto Chinês

» American Staffordshire Terrier agressivo com os donos
Pastor alemão apreensivo com crianças EmptySab 3 Mar 2012 - 9:04 por floijdt

» American Staffordshire Terrier
Pastor alemão apreensivo com crianças EmptyTer 28 Fev 2012 - 17:46 por tonny

» Comportamento
Pastor alemão apreensivo com crianças EmptyQua 16 Nov 2011 - 13:20 por Julieta Silva

Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 FAQ
 Buscar

Pastor alemão apreensivo com crianças

Ir em baixo

Pastor alemão apreensivo com crianças Empty Pastor alemão apreensivo com crianças

Mensagem  dsoares em Qua 22 Abr 2009 - 7:50

Boa tarde, não encontrei uma zona de apresentação de novos membros, se houver agradeço uma ajuda a encontra-la.

Quanto ao problema que me deparo actualmente com o meu cão:

É um pastor alemão registado no lop (ascendentes muito modestos) que está quase a fazer um ano, cresceu naturalmente, é activo, inteligente, é um bom guarda e tem uma forte ligação com as pessoas. Quando o levo à rua ele é muito pacifico com adultos que demonstram interesse e comunicam com ele, facilmente lhe podem fazer festas e brincar com ele, mas crianças não tolera contacto. Fixa o olhar e é agressivo caso se aproximem.
A abordagem natural das crianças é aproximarem-se eufóricas (a correr e por vezes gritos) mas revelando algum receio no olhar. Penso que é esta situação que leva o cão a reagir mal.
Ele em casa tem contacto com um bebe e não há qualquer problema nem sinal de ciumes , mas não quero ter problemas um dia que esta criança também corra e grite junto dele.

Agradeço conselhos para lidar com esta situação.
Daniel
dsoares
dsoares

Ver perfil do usuário

Pastor alemão apreensivo com crianças Empty Re: Pastor alemão apreensivo com crianças

Mensagem  floijdt em Qua 22 Abr 2009 - 12:02

Daniel:

Para o podermos ajudar, agradecíamos que nos fornecesse mais algumas informações acerca do seu cão:

- Se conseguir saber junto do criador, gostávamos que nos informasse se lá existiam crianças e se sim qual a relação destas com os cães. Se não existia, pergunte ao criador se alguma vez este possibilitou ao cão um contacto próximo com crianças.

- Com que idade levou o seu cachorro para casa.

- Se deu por ter acontecido algum facto traumatizante entre o seu cão e crianças. Se sim em que idade.

- Qual é a sua atitude (do dono) quando é confrontado com a reacção do cão na presença de outras crianças que não o seu bebé.

- Qual é o tipo de vida que o seu cão leva agora (canil, casa, regularidade dos passeios, contactos com outras pessoas, crianças e outros animais, etc.).

Aguardamos que nos forneça estas informações para que o possamos ajudar.
floijdt
floijdt

Ver perfil do usuário http://www.dobermann-pt.com/ccvl

Pastor alemão apreensivo com crianças Empty Re: Pastor alemão apreensivo com crianças

Mensagem  dsoares em Qui 23 Abr 2009 - 3:24

Caro Sílvio,

-Em relação ao criador, infelizmente não mantenho contacto com ele porque ele é na verdade um intermediário e não um criador. Alem disso é bastante mentiroso. Foi uma precipitação ter comprado lá o cão mas na altura era o único com ninhada disponível e a pressa de trazer um cão para casa aliada à minha inexperiência com este meio deu esse resultado.

-Fui buscar o cachorro com 3 meses.

-Não há nenhuma situação com crianças que considere traumatizante para o cão, nem sequer nada de relevante. Comecei a leva-lo à rua desde os 4,5 meses e na altura deixava as crianças mexer nele, não havia qualquer problema e não achei que ele estivesse incomodado por elas.
A única situação em que o cão se pode sentir incomodado pelas crianças é quando as vê brincar na rua jogando à bola, andar de bicicleta, a correr etc. Actualmente fechamos o acesso ás escadas e ele já não tem forma de as ver na rua, só ouvir. Agora não sei se isto poderá ser uma má opção nossa.

- A minha atitude é de reprimir a agressividade do cão para as crianças puxando-lhe o pelo no cachaço, que é a forma mais severa que uso para o castigar noutras situações (mexer no lixo por exemplo).

-O tipo de vida do cão é estar solto em casa durante praticamente todo o dia, tem sempre pessoas em casa. Ele deve considerar cerca de 6 pessoas como sendo a sua família, no entanto só 2 pessoas lhe dão a ração e só eu o levo à rua a passear.
Infelizmente não o consigo passear na rua todos os dias, mas levo-o 2 vezes durante a semana e todos os fins de semana dá um passeio mais longo. (Sábado e Domingo).

- O único contacto que tem com outros animais é na rua, curiosamente ele não tem qualquer sinal de agressividade para os outros cães, mesmo quando estes lhe ladram e o desafiam.

Desde já obrigado
Daniel
dsoares
dsoares

Ver perfil do usuário

Mensagem  floijdt em Qui 23 Abr 2009 - 5:27

Daniel:

O seu cão sofre um problema de falta de socialização com crianças. No período da vida do cão em que este aceita a socialização (da 5ª à 12ª semana) esse trabalho não foi feito ou não foi devidamente executado pelo criador, uma vez que o foi buscar com 3 meses (12 semanas) precisamente na altura em que terminou a fase de socialização.

O facto de ele por volta dos 4,5 meses aceitar as crianças tem a ver com o facto de ainda não ter desenvolvido os seus instintos básicos de sobrevivência que têm a ver com a segurança e a protecção da sua matilha humana e dos seus bens (território e recursos). Portanto, nessa altura ainda não via nas crianças potenciais agressores ou invasores dos recursos que ele considera seus e da sua matilha que agora instintivamente protege.

E agora vamos à raiz da questão: Porque é que ele reage dessa forma só com crianças?

1º - Os cães consideram as crianças no mesmo patamar do seu status hierarquico.

2º - As crianças, ao contrário dos adultos, exprimem-se de forma exuberante com gestos e vocalizações alteradas, que para os cães não são naturais, como tal, potenciadoras de reacções de alerta constante que são expressas por olhares fixos e duros que são uma das maneiras de dissuadirem os intrusos. Posso adiantar que se os cães vissem nos adultos estes tipos de comportamentos exuberantes e fora do normal a todos os níveis, a sua reacção seria de certeza idêntica quando não de maior intensidade. Porque acima de tudo o que está permanentemente em causa na mente dos cães é a defesa da sua matilha e dos seus recursos.

O que vamos fazer para tentar minimizar este problema?

Fez bem em impedir que o cão visse as crianças na rua quando estão a jogar ou a brincar.

A sua atitude com o cão quando este apresentar este comportamento, vai mudar radicalmente: em vez de o reprimir (reforço negativo) vai distraí-lo e redirigir-lhe a atenção para qualquer coisa que ele goste de fazer (brincar com a bola, por ex.).

Vai iniciar um processo de dessencibilização e contra-condicionamento da seguinte forma: Pede a uma criança calma que não seja muito activa nem reactiva que se vá aproximando calmamente do cão e sem mostrar receio. Começa com uma distância de cerca de 10 metros a cada passo que a criança der e se o cão se mantiver calmo e com uma atitude positiva, o Daniel dá-lhe um prémio (uma bola, se ele gostar, ou uma guloseima) e elogia-o. Se a certa distância ele demonstrar uma atitude de desconfiança, o Daniel, pura e simplesmente, se afasta sem dizer nada acabando igualmente os prémios. Inicia novamente o exercício no dia seguinte da mesma forma. O queremos "dizer" ao cão é que se deixar aproximar a criança e consentir que se mantenha próximo de si é recompensado com aquilo de que mais gosta. Se pelo contrário não deixar, não obtém a tal recompensa.

O Daniel tem que ter presente que uma criança não pode estar sózinha, sem a supervisão de adultos, juntamente com um cão. Não se esqueça que entre os Lobos e os cães existe somente uma distância de 16000 anos, muito pouco para se diluir a componente selvagem do cão.

Para se informar melhor pode consultar um artigo que escrevi intitulado "Crianças e Cães" em: http://comportamento-canino.blogspot.com

Já equacionou a hipotese de frequentar um Curso online sobre o Conhecimento Funcional do cão e como o adestrar pela positiva? se estiver interessado consulte este site: http://formacaoccvl.weebly.com/curso-olapc.html

Espero que o tenha ajudado. Se ainda permanecerem algumas dúvidas, não hesite em as colocar.
floijdt
floijdt

Mensagem  dsoares em Qui 23 Abr 2009 - 10:52

Sem dúvida que me deu uma grande ajuda, fico muito agradecido.
Vou seguir o conselho que me deu e substituir o reforço negativo por esse método.

Em relação ao curso online, confesso que nunca tinha pensado nisso mas não descarto essa hipótese. (apesar de actualmente estar ainda a acabar outro curso que me ocupa imenso tempo e tem prioridade).

Mais uma vez, obrigado pelo ajuda.
Daniel
dsoares
dsoares

Ver perfil do usuário

Mensagem  floijdt em Qui 23 Abr 2009 - 12:29

Daniel:

Tenha em atenção as suas prioridades. Você tem uma potencial arma letal em casa que se incompreendido e deficientemente manejado pode tornar-se um perigo tanto para si como para a sua família. E ainda por cima um cão que, apesar da jovem idade, já apresenta algumas deficiências de comportamento.

Um abraço:
floijdt
floijdt

Mensagem  dsoares em Sex 24 Abr 2009 - 8:46

Caro Sílvio,

sem querer de forma alguma discordar consigo não considero o cão uma ameaça à família em geral, muito menos a mim.
A minha preocupação é mesmo este problema com as crianças, que considero grave pois apesar de eu agora ser muito cauteloso sei que basta um segundo de distracção para poder acontecer o pior.

Como foi o 1º cão que tive sob a minha responsabilidade e não tinha experiência tive o cuidado de me informar o melhor possível sobre a sua educação, através de informação disponível na internet e comprei também 2 livros. Claro que isto me deu apenas os princípios básicos de adestramento mas serviu para me ajudar a minimizar os erros na educação do cão.
Quero com isto dizer que estou perfeitamente ciente das vantagens que me trará frequentar o curso que sugeriu, e estou interessado em realiza-lo, mas actualmente a minha actividade não me dá a disponibilidade necessária para o poder fazer com empenho.

Um abraço
Daniel
dsoares
dsoares

Ver perfil do usuário

Mensagem  floijdt em Sex 24 Abr 2009 - 10:31

Daniel:

Você compreendeu-me mal. Eu não disse que o seu cão era uma ameaça para si ou para a sua família, eu disse que você, como todas as pessoas que possuem cães, principalmente cães de médio/grande porte, possuem uma potencial arma em casa que sendo mal manejada poderá ser um perigo para si e para a sua família.

O que eu também disse, e repito, é que o seu cão não apresenta um comportamento normal para com as crianças e se esse problema não for resolvido com consistência e rapidamente poderá (deus queira que não) causar-lhe, no mínimo, alguns dissabores.

Faço votos para que os livros que comprou o ajudem a entender melhor o seu cão assim como a adestrá-lo correctamente seguindo os métodos mais avançados do condicionamento positivo.

Um abraço:
floijdt
floijdt

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: