Comportamento e Educação Canina
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» Porque puxam os nossos cães?
Problemas comportamentais do meu Dobermann EmptyDom 27 maio 2018 - 5:59 por rsimoes

» Vim para o estrangeiro
Problemas comportamentais do meu Dobermann EmptyQui 23 Abr 2015 - 15:27 por Marina Coelho

» O nosso cão corresponde às nossas expectativas?
Problemas comportamentais do meu Dobermann EmptySáb 12 Out 2013 - 13:00 por Inês Lima

» Atitude agressiva, ajuda!
Problemas comportamentais do meu Dobermann EmptySex 27 Jul 2012 - 8:59 por floijdt

» O CÂO DE PASTOR ALEMÃO
Problemas comportamentais do meu Dobermann EmptyQui 12 Abr 2012 - 14:38 por canil daktari

» Problemas de comportamento...
Problemas comportamentais do meu Dobermann EmptyQui 22 Mar 2012 - 9:07 por Careto Chinês

» American Staffordshire Terrier agressivo com os donos
Problemas comportamentais do meu Dobermann EmptySáb 3 Mar 2012 - 9:04 por floijdt

» American Staffordshire Terrier
Problemas comportamentais do meu Dobermann EmptyTer 28 Fev 2012 - 17:46 por tonny

» Comportamento
Problemas comportamentais do meu Dobermann EmptyQua 16 Nov 2011 - 13:20 por Julieta Silva

Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar

Problemas comportamentais do meu Dobermann

2 participantes

Ir para baixo

Problemas comportamentais do meu Dobermann Empty Problemas comportamentais do meu Dobermann

Mensagem  floijdt Sex 23 Jan 2009 - 5:15

Boa noite Sílvio

adquiri o meu dobermann ha 2anos num criador muito conceituado. tenho incertezas em relação ao cão apesar do criador me incentivar constantemente. cada vez que alguem se aproxima dele, urina-se e põe as orelhas para trás. a mim parece-me muitas das vezes que ele vai atacar mas o facto de urinar preocupa-me. por isso, tentei esclarecer-me com o criador o qual me convenceu que esta atitude é de um cão dominante. de qualquer maneira queria saber a sua opinião ja que o respeito muito.

cumprimentos caninos!!!!!!!!

Nádia
_________________________________

Boa tarde Nádia

Diagnóstico:

Pelos dados que me forneceu, que são escassos, a atitude do seu Dobermann configura um comportamento típico de medo. A posição das orelhas colocadas para trás e o facto de se urinar cada vez que um estranho se aproxima, tem a ver com a falta de confiança e auto-estima em si próprio. A sensação que dá de que poderá atacar em qualquer momento, também é um sinal desta patologia comportamental, pois 90% das mordidas registadas e até as mais graves, devem-se ao estado de medo e ansiedade que a maioria dos nossos cães, infelizmente, se encontram.

Causas:

Deficiências de socialização no período critico do seu desenvolvimento (da terceira à 12ª semanas). Nesse período não foi colocado perante todas as situações que se lhe iriam deparar quando adulto. Tirando as pessoas que conhecia e que assumiu como a sua matilha, não conheceu pessoas estranhas que, apesar de o serem, não terão necessariamente que ser potenciais intrusos ou malfeitores.

Poderá também ter havido algum trauma durante a infância que pudesse potenciar este comportamento de medo e de insegurança.

Tratamento:

Todas as curas, ou regressões de neuroses, são de difícil tratamento, principalmente aquelas que têm a sua génese num deficiente processo de socialização. Neste caso poderá fazer um tratamento com vista ao aumento e consolidação da auto-confiança utilizando um treino do qual já falei noutro tópico deste fórum intitulado "Reacção perante situações novas".

Aconselho-a/o igualmente a passear o seu Dobermann por locais onde exista muita gente: mercados, praças, feiras, esplanadas, etc., e aproveitar para recompensar todas as atitudes contrárias àquelas que estamos a tratar.

Um abraço.

Sílvio Pereira
floijdt
floijdt

Mensagens : 82
Data de inscrição : 22/12/2008
Localização : Vale de Lobos - Sintra

http://www.dobermann-pt.com/ccvl

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas comportamentais do meu Dobermann Empty Re: Problemas comportamentais do meu Dobermann

Mensagem  andregustavo Qui 10 Dez 2009 - 13:25

Viva.

Acho que não fazia mal nenhum identificar o criador, pelo contrário. Casos desses são mesmo de lamentar ainda para mais quando diz que é um criador conceituado que além de entregar um cão assim, ainda lhe dá essa explicação.
andregustavo
andregustavo

Mensagens : 15
Data de inscrição : 06/01/2009
Idade : 44
Localização : Lisboa/Maia

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos