Buscar

Resultados por:

Rechercher Busca avançada

Últimos assuntos
» Porque puxam os nossos cães?
Problemas comportamentais do meu Dobermann EmptyDom 27 Maio 2018 - 5:59 por rsimoes

» Vim para o estrangeiro
Problemas comportamentais do meu Dobermann EmptyQui 23 Abr 2015 - 15:27 por Marina Coelho

» O nosso cão corresponde às nossas expectativas?
Problemas comportamentais do meu Dobermann EmptySab 12 Out 2013 - 13:00 por Inês Lima

» Atitude agressiva, ajuda!
Problemas comportamentais do meu Dobermann EmptySex 27 Jul 2012 - 8:59 por floijdt

» O CÂO DE PASTOR ALEMÃO
Problemas comportamentais do meu Dobermann EmptyQui 12 Abr 2012 - 14:38 por canil daktari

» Problemas de comportamento...
Problemas comportamentais do meu Dobermann EmptyQui 22 Mar 2012 - 9:07 por Careto Chinês

» American Staffordshire Terrier agressivo com os donos
Problemas comportamentais do meu Dobermann EmptySab 3 Mar 2012 - 9:04 por floijdt

» American Staffordshire Terrier
Problemas comportamentais do meu Dobermann EmptyTer 28 Fev 2012 - 17:46 por tonny

» Comportamento
Problemas comportamentais do meu Dobermann EmptyQua 16 Nov 2011 - 13:20 por Julieta Silva

Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 FAQ
 Buscar

Problemas comportamentais do meu Dobermann

Ir em baixo

Problemas comportamentais do meu Dobermann Empty Problemas comportamentais do meu Dobermann

Mensagem  floijdt em Sex 23 Jan 2009 - 5:15

Boa noite Sílvio

adquiri o meu dobermann ha 2anos num criador muito conceituado. tenho incertezas em relação ao cão apesar do criador me incentivar constantemente. cada vez que alguem se aproxima dele, urina-se e põe as orelhas para trás. a mim parece-me muitas das vezes que ele vai atacar mas o facto de urinar preocupa-me. por isso, tentei esclarecer-me com o criador o qual me convenceu que esta atitude é de um cão dominante. de qualquer maneira queria saber a sua opinião ja que o respeito muito.

cumprimentos caninos!!!!!!!!

Nádia

Boa tarde Nádia

Diagnóstico:

Pelos dados que me forneceu, que são escassos, a atitude do seu Dobermann configura um comportamento típico de medo. A posição das orelhas colocadas para trás e o facto de se urinar cada vez que um estranho se aproxima, tem a ver com a falta de confiança e auto-estima em si próprio. A sensação que dá de que poderá atacar em qualquer momento, também é um sinal desta patologia comportamental, pois 90% das mordidas registadas e até as mais graves, devem-se ao estado de medo e ansiedade que a maioria dos nossos cães, infelizmente, se encontram.

Causas:

Deficiências de socialização no período critico do seu desenvolvimento (da terceira à 12ª semanas). Nesse período não foi colocado perante todas as situações que se lhe iriam deparar quando adulto. Tirando as pessoas que conhecia e que assumiu como a sua matilha, não conheceu pessoas estranhas que, apesar de o serem, não terão necessariamente que ser potenciais intrusos ou malfeitores.

Poderá também ter havido algum trauma durante a infância que pudesse potenciar este comportamento de medo e de insegurança.

Tratamento:

Todas as curas, ou regressões de neuroses, são de difícil tratamento, principalmente aquelas que têm a sua génese num deficiente processo de socialização. Neste caso poderá fazer um tratamento com vista ao aumento e consolidação da auto-confiança utilizando um treino do qual já falei noutro tópico deste fórum intitulado "Reacção perante situações novas".

Aconselho-a/o igualmente a passear o seu Dobermann por locais onde exista muita gente: mercados, praças, feiras, esplanadas, etc., e aproveitar para recompensar todas as atitudes contrárias àquelas que estamos a tratar.

Um abraço.

Sílvio Pereira
floijdt
floijdt

Ver perfil do usuário http://www.dobermann-pt.com/ccvl

Problemas comportamentais do meu Dobermann Empty Re: Problemas comportamentais do meu Dobermann

Mensagem  andregustavo em Qui 10 Dez 2009 - 13:25

Viva.

Acho que não fazia mal nenhum identificar o criador, pelo contrário. Casos desses são mesmo de lamentar ainda para mais quando diz que é um criador conceituado que além de entregar um cão assim, ainda lhe dá essa explicação.
andregustavo
andregustavo

Ver perfil do usuário

Permissão deste fórum: