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Mensagem  Catarina Marinheiro Seg 23 Mar 2009 - 11:12

Bom dia,

O importante a reter sobre este tópico é a forma como os cães apreendem, “analisam” e reagem aos acontecimentos.

Todos os cães aprendem, desde que não existam problemas fisiológicos que os impeçam.
No entanto alguns têm uma maior facilidade de aprendizagem do que outros.
Há vários factores que influenciam directamente o maior ou menor grau de aprendizagem.

Os cães começam a sua aprendizagem no momento em que nascem.
A fase neonatal e de socialização, é extremamente importante pois a interacção com a mãe e irmãos irá prepará-los para enfrentar o meio ambiente e os estímulos futuros a que estarão sujeitos.
Ex: Um cão que é retirado prematuramente da mãe, terá mais problemas psicológicos e biológicos, logo, uma aprendizagem mais tardia e exigirá da parte do dono um maior esforço e dedicação.
Os cães memorizam experiências positivas e negativas e é com base nesta consideração que reagem, quando confrontados com estímulos novos.
Caberá numa primeira fase ao criador e numa segunda ao dono, exporem o cão, ao maior número de situações positivas possível.
Ex: O criador poderá colocar sons de trovoada, comboios, foguetes… para o cachorro se “habituar” e na realidade quando for confrontado com eles, reagir positivamente.
Ex: O dono também tem um papel importante na introdução do cão em sua casa, socializando-o, compreendendo as suas necessidades, a razão de ser do seu comportamento, não castigando e ajudando o cão a adaptar-se e a perceber o que se espera dele.

Também os estímulos interferem directamente. Estes devem existir em grande quantidade nos primeiros meses da sua vida, provocando um maior desenvolvimento cerebral, que consequentemente ajudará o cão a responder mais assertivamente a estímulos futuros.
Naturalmente responderá melhor se ao longo das primeiras semanas e meses de vida, tiver contactado com sons, pessoas, situações que quanto mais tarde forem experienciados, mais lhe poderão parecer possíveis ameaças, por desconhecer o seu significado.
Os estímulos devem continuar a existir durante toda a sua vida, não só de forma natural através do meio ambiente, mas também induzidos pelo dono, através do jogo e do exercício físico. Um cão estimulado física e mentalmente terá uma maior capacidade de resposta, será mais equilibrado e à partida envelhecerá com mais qualidade.

O cão aprende até ao último dia da sua vida. A realidade é dinâmica e como tal exige uma adaptação constante.

A domesticação e a incorporação do cão no nosso lar, trouxe com ela a necessidade de criar regras e comportamentos, que o permitam viver numa sociedade que não está “desenhada” para ele.
É possível uma sã convivência entre o dono e o cão, mas também é necessário que o dono saiba qual a melhor maneira de lidar com este para obter os melhores resultados.
A aprendizagem deve ser feita através do Adestramento positivo, que possibilita ao cão corresponder às expectativas do dono, sem provocar stress no animal e aumentando o respeito e confiança entre ambos.

Há uma regra de ouro: O cão não nasce ensinado!

Catarina Marinheiro flower

Catarina Marinheiro

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